Go to Main Content

Relações com Investidores

Institucional Site Institucional

Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria

O Sr. Xinlin Zhang tem formação em contabilidade com mestrado pela Universidade Central de Finanças e Economia da China. Possui 20 anos de experiência em negócios internacionais da CTG, com foco em Gestão Financeira, Planejamento de Controle, M&A, Gerenciamento de Riscos. O Sr. Zhang tem ocupado diferentes cargos relevantes, como Diretor de Finanças, Estratégia e M&A da CTGI, CFO da CTG South Asia e da CTG Europe.

Silvio Scucuglia é vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da CTG Brasil desde julho de 2022. Scucuglia atua há mais de 20 anos no setor elétrico e acumula experiências com Planejamento Financeiro, Controladoria, Desenvolvimento de Negócios e Estratégia. Na CTG Brasil desde 2014, sendo seu último cargo o de Diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial, o executivo desempenhou papel fundamental nas áreas de Investimentos Estratégicos, Estratégia e Desempenho de Negócios, além de Inovação. É administrador de empresas pela Universidade Metropolitana de Santos, tem mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Controladoria e em Fusões e Aquisições da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Inovação Estratégica pela HSM Educação e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O Sr. Evandro é vice-presidente de Renováveis e Comercialização da CTG Brasil. Com 36 anos de experiência no setor elétrico, acumula passagens pela Cemig e Light. Na estatal mineira, exerceu diversos cargos de liderança nas áreas de geração e transmissão, sendo, por último, diretor Comercial. Na empresa fluminense, ocupou as posições de diretor de Energia e diretor de Desenvolvimento de Negócios. Graduado em Engenharia Civil pela UFMG, possui mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Sr. Márcio é Engenheiro, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1988, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e treinamentos na FDC e INSEAD. Possui larga experiência no setor elétrico, tendo trabalhado na CEMIG por mais de 30 anos, onde ocupou diversos cargos de liderança, entre eles de gerente de operação e manutenção de usinas hidrelétricas, superintendente de implantação e gestão operacional de subsidiárias integrais e empreendimentos em participação, diretor estatutário de subsidiárias integrais de geração e de conselheiro de administração da Holding Cemig. Participou da construção, montagem e comissionamento de usinas hidrelétricas e foi responsável pela operação e manutenção de diversos ativos de geração da CEMIG. Liderou vários projetos relacionados ao negócio geração e foi membro de diversos comitês da CEMIG, entre eles o de eficiência operacional e o de comercialização de energia. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

Conselho de Administração

O Sr. Yang Yan têm mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e se juntou à CTG Brasil em 2019, onde assumiu a diretoria de Operações de Engenharia e CAPEX. Anteriormente, trabalhou de 2016 a 2019, na CTG Power Operation International, como diretor do departamento de gestão de projetos. Trabalhou também na China Yangtze Power International, no departamento comercial, bem como na Three Gorges Hydropower Plant e na Gezhouba Hydropower Plant, no departamento de operações. Possui ampla experiência em sistemas e procedimentos de gerenciamento da produção e em tecnologia eletromecânica em estações hidrelétricas. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

O Sr. Xinlin Zhang tem formação em contabilidade com mestrado pela Universidade Central de Finanças e Economia da China. Possui 20 anos de experiência em negócios internacionais da CTG, com foco em Gestão Financeira, Planejamento de Controle, M&A, Gerenciamento de Riscos. O Sr. Zhang tem ocupado diferentes cargos relevantes, como Diretor de Finanças, Estratégia e M&A da CTGI, CFO da CTG South Asia e da CTG Europe.

O Sr. Calfat é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), obtido em 1974. O Sr. Calfat foi Diretor Presidente da Votorantim S.A e Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A de 2014 a 2019, e é presidente do conselho de administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos desde setembro de 2018. Adicionalmente, é membro independente do conselho de administração da Duratex S.A. desde 2015 e é membro independente do conselho de administração da Embraer S.A. desde abril de 2017, atuando também como vice-presidente do conselho de administração, coordenador do comitê de estratégia e membro do comitê de auditoria, riscos e ética. O Sr. Calfat é membro independente do conselho consultivo e do conselho de administração da China Three Gorges Brasil desde janeiro de 2021. Também atual como consultor sênior da RGE Pte Ltd (Cingapura), Macquarie Serviços Agrícolas Participações Ltda e Bracell SP Cellulose Ltda e foi membro do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a de 2020.

A Sra. Lacerda tem experiência financeira como investment banker por 25 anos em instituições financeiras como UBS, Merrill Lynch, Deutsche Bank e Bear Stearns. Atuou em mercado de capitais, crédito e fusões e aquisições e atualmente, atua como conselheira independente da Rumo Logística, Hypera Pharma, IHS Towers (IHS) e Sempre FEA. Também é coordenadora do comitê de auditoria da Rumo Logística, Hypera Pharma e membro do Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da IHS Towers (IHS).

O Sr. Cruz tem formação em economia pela Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduação em Marketing e Gestão de Companhias Aéreas pela International Bath University. Ele tem mais de 20 anos de experiência como nível C no setor de energia. O Sr. Cruz foi CEO da EDP South America durante 4 anos, até maio de 2025, e com 13 anos de experiência como membro do Conselho de Administração e CEO da EDP International.

Comitê de Auditoria, Riscos e Partes Relacionadas

A Sra. Lacerda tem experiência financeira como investment banker por 25 anos em instituições financeiras como UBS, Merrill Lynch, Deutsche Bank e Bear Stearns. Atuou em mercado de capitais, crédito e fusões e aquisições e atualmente, atua como conselheira independente da Rumo Logística, Hypera Pharma, IHS Towers (IHS) e Sempre FEA. Também é coordenadora do comitê de auditoria da Rumo Logística, Hypera Pharma e membro do Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da IHS Towers (IHS).

O Sr. Calfat é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), obtido em 1974. Foi Diretor Presidente da Votorantim S.A e Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A de 2014 a 2019, e é presidente do conselho de administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos desde setembro de 2018. Adicionalmente, é membro independente do conselho de administração da Duratex S.A. desde 2015 e é membro independente do conselho de administração da Embraer S.A. desde abril de 2017, atuando também como vice-presidente do conselho de administração, coordenador do comitê de estratégia e membro do comitê de auditoria, riscos e ética. O Sr. Calfat é membro independente do conselho consultivo e do conselho de administração da China Three Gorges Brasil desde janeiro de 2021. Também atual como consultor sênior da RGE Pte Ltd (Cingapura), Macquarie Serviços Agrícolas Participações Ltda e Bracell SP Cellulose Ltda e foi membro do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a de 2020.

Sra. Petterson é graduada em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas com diversos cursos de aperfeiçoamento em contabilidade, auditoria, finanças, gestão empresarial, controles internos e avaliação de negócios. Conselheira e consultora sênior com 40 anos de experiência em contabilidade, demonstrações financeiras, governança corporativa, relatórios financeiros internos e externos, controles internos, conformidade com políticas internas, conformidade com leis e regulamentos, governança de riscos e contabilidade internacional. Atuou como sócia de auditoria e consultoria, coordenando o atendimento a grandes empresas multinacionais, grandes grupos empresariais brasileiros, empresas de capital aberto no Brasil e empresas listadas na SEC, em diversos setores, tais como mídia e entretenimento, companhias aéreas, telecomunicações, indústria, varejo e comércio, serviços, saúde, entre outros. Atualmente é membro do Comitê Estatutário de Conformidade e Auditoria da Braskem S.A., membro do Comitê de Auditoria da Tecnisa S.A., membro do Conselho Fiscal da Associação Umane, membro do Advisory Board do CARLAB da Rutgers University e membro do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Rugby. Adicionalmente, presta serviços de consultoria independente nas áreas de governança corporativa e conformidade para empresas de grande porte, estruturação de comitês no âmbito do Conselho, preparação para diligências em fusões e aquisições e abertura de capital, certificação de controles e profissionalização da gestão de empresas familiares. Atuou durante cerca de 30 anos em auditoria independente, liderou auditorias de demonstrações financeiras para fins locais e internacionais e conduziu grandes e complexos trabalhos de consultoria, incluindo aberturas de capital, fusões, aquisições e integração de empresas pós transação, reestruturações de dívida e reestruturações judiciais. Possui vivência nas áreas de contabilidade e demonstrações financeiras, reporte financeiro corporativo, conformidade com leis e regulamentos de mercado de capitais, planejamento financeiro, avaliação de negócios, gerenciamento de riscos, auditoria interna e externa e domina o arcabouço regulatório brasileiro e internacional da profissão de auditoria, além de familiaridade com as melhores práticas globais de governança corporativa.

O Sr. Wei Junjie Graduado em Contabilidade pela China University of Petroleum e possui MBA pela FIA Business School. Sua carreira teve início na China International Water & Electric Corporation (CWE) e na CTG International em 1997. O Sr. Junjie ocupou o cargo de CFO em uma filial regional da CWE. Atualmente, é responsável pelas áreas de Finanças Corporativas, Controladoria e Centro de Serviços Compartilhados da Companhia e trabalha na empresa desde outubro de 2014.O Sr. Junjie não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

Comitê de Pessoas e ESG

O Sr. Xinlin Zhang tem formação em contabilidade com mestrado pela Universidade Central de Finanças e Economia da China. Possui 20 anos de experiência em negócios internacionais da CTG, com foco em Gestão Financeira, Planejamento de Controle, M&A, Gerenciamento de Riscos. O Sr. Zhang tem ocupado diferentes cargos relevantes, como Diretor de Finanças, Estratégia e M&A da CTGI, CFO da CTG South Asia e da CTG Europe.

O Sr. Calfat é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), obtido em 1974.

O Sr. Calfat foi Diretor Presidente da Votorantim S.A e Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A de 2014 a 2019, e é presidente do conselho de administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos desde setembro de 2018. Adicionalmente, é membro independente do conselho de administração da Duratex S.A. desde 2015 e é membro independente do conselho de administração da Embraer S.A. desde abril de 2017, atuando também como vice-presidente do conselho de administração, coordenador do comitê de estratégia e membro do comitê de auditoria, riscos e ética. O Sr. Calfat é membro independente do conselho consultivo e do conselho de administração da China Three Gorges Brasil desde janeiro de 2021. Também atual como consultor sênior da RGE Pte Ltd (Cingapura), Macquarie Serviços Agrícolas Participações Ltda e Bracell SP Cellulose Ltda e foi membro do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a de 2020.

A Sra. Botelho tem 35 anos de experiência na área ambiental e de sustentabilidade. É Consultora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da B2 Consultoria Ambiental e atualmente é membro externo do Comitê de Pessoas e ESG da Embraer S.A. e do Comitê da AMBEV.

Diretoria

Silvio Scucuglia é vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da CTG Brasil desde julho de 2022. Scucuglia atua há mais de 20 anos no setor elétrico e acumula experiências com Planejamento Financeiro, Controladoria, Desenvolvimento de Negócios e Estratégia. Na CTG Brasil desde 2014, sendo seu último cargo o de Diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial, o executivo desempenhou papel fundamental nas áreas de Investimentos Estratégicos, Estratégia e Desempenho de Negócios, além de Inovação. É administrador de empresas pela Universidade Metropolitana de Santos, tem mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Controladoria e em Fusões e Aquisições da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Inovação Estratégica pela HSM Educação e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O Sr. Victor é graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Energia pela USP, dois MBA Executivos, um em Finanças e outro em gestão executiva pela Dom Cabral e especialização em Relações Governamentais pelo Insper. Responsável pela coordenação do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D Aneel). Ainda na Duke Energy, atuou como Consultor Comercial Sr. entre 2011 e 2013. Com ampla experiência em comercialização de energia, foi Assessor Técnico e Econômico do Conselho de Administração (CAd) da CCEE entre 2008 e 2010 e atuou na área de compra e venda de energia na CPFL, liderando projetos relacionados a questões regulatórias e comerciais. Atualmente coordena também o Grupo Técnico de Regulação da APINE que reúne mais de 60 empresas do setor, é suplente do conselho de administração da associação e representa a CTG e a própria associação em fóruns de discussão especializados. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

Renato José Baccili Castilho é atualmente Diretor de Gestão de Ativos de Geração, sendo responsável pela Operação e Manutenção dos ativos existentes nas usinas hidrelétricas, solares e eólicas operadas pela CTG Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica em 1997 na Universidade de Marília, com MBA em Gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2004 e em Administração Empresarial Executiva pela Dom Cabral no ano 2007 e International Executive Master of Business Administration pela Kellogg School of Management em 2013. Renato tem mais de 22 anos de experiencia no setor de energia. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Rodrigo é Diretor de Controladoria da CTG Brasil desde Março de 2016. Com mais de 20 anos de experiência na área de Controladoria, Rodrigo dedicou os últimos 17 anos antes de entrar na CTG Brasil ao Grupo Comolatti, onde passou por diversas posições na área financeira, sendo o seu último cargo no grupo o de Gerente de Controladoria. Graduado em Administração de Empresas, possui especialização em Controladoria pela FGV. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

Conselho de Adminsitração

O Sr. Márcio é Engenheiro, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1988, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e treinamentos na FDC e INSEAD. Possui larga experiência no setor elétrico, tendo trabalhado na CEMIG por mais de 30 anos, onde ocupou diversos cargos de liderança, entre eles de gerente de operação e manutenção de usinas hidrelétricas, superintendente de implantação e gestão operacional de subsidiárias integrais e empreendimentos em participação, diretor estatutário de subsidiárias integrais de geração e de conselheiro de administração da Holding Cemig. Participou da construção, montagem e comissionamento de usinas hidrelétricas e foi responsável pela operação e manutenção de diversos ativos de geração da CEMIG. Liderou vários projetos relacionados ao negócio geração e foi membro de diversos comitês da CEMIG, entre eles o de eficiência operacional e o de comercialização de energia. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

Silvio Scucuglia é vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da CTG Brasil desde julho de 2022. Scucuglia atua há mais de 20 anos no setor elétrico e acumula experiências com Planejamento Financeiro, Controladoria, Desenvolvimento de Negócios e Estratégia. Na CTG Brasil desde 2014, sendo seu último cargo o de Diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial, o executivo desempenhou papel fundamental nas áreas de Investimentos Estratégicos, Estratégia e Desempenho de Negócios, além de Inovação. É administrador de empresas pela Universidade Metropolitana de Santos, tem mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Controladoria e em Fusões e Aquisições da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Inovação Estratégica pela HSM Educação e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Leandro é Profissional formado em Engenharia Agronómica pela Universidade de São Paulo/USP, possui pós-graduação em Engenharia de controle de poluição ambiental pela FSP/USP e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo PECE-POLI/USP, com mais de 20 anos de experiência na área de meio ambiente no setor de Energia Elétrica com ênfase no Licenciamento ambiental e programas ambientais voltados para conservação da biodiversidade, passando por órgãos do Governo como Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e por empresas de energia de renome no cenário nacional como EDP (Energias de Portugal), ENERPEIXE (UHE Peixe - Angical), Duke Energy - Geração Paranapanema e atualmente no CTG Brasil - como coordenando as atividades de Meio Ambiente das 14 UHEs operadas pelo empresa. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Marco é Profissional formado em Tecnologia e Processamento de Dados, Administração de Empresas, com pós-graduação em Automação e Controle de Processos Industriais e MBA Executivo em Gestão Empresarial, com mais de 25 anos de experiência nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia no setor elétrico brasileiro. Atualmente na CTG - Rio Paranapanema Energia S/A atua na área de Operações coordenado as atividades operacionais das usinas do Polo Chavantes. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. João é Engenheiro, graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado, Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA em Gestão Empresarial pela Kellogg School of Management (Northwestern University). Atua no setor elétrico há mais de 30 anos. Em 1982 iniciou na CESP onde ocupou inúmeras funções executivas, destacando-se a área de Assuntos Regulatórios. Atualmente atua como Diretor Executivo. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

O Sr. Rodrigo é Advogado, formado no Centro Universitário de João Pessoa (PB) - UNIPÊ, com sólida experiência financeira e operacional em Consultoria, Conselhos, Empresas, Governo e Concessões (Concedente, Regulador e Concessionário), com participação vencedora em diversas licitações, aquisições e alienações de empresas de Saneamento, Rodovias, Energia, Resíduos Sólidos, Serviços, Óleo & Gás e Logística. Conta com um histórico relevante em Captação de Recursos (Equity&Debt), Reestruturação (Turnaround Management) e Renegociação de Passivos, inclusive em Distressed e Recuperação Judicial. Conduziu integralmente diversos processos de Fusões & Aquisições (Full M&A: do Pitch ao Closing). Pela CNM CONSULTING | GOLDEN CAPITAL PARTNERS desde 2009 atua como Sócio-Diretor e, desde 2021 atua na associação ABCRIPTO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIPTOECONOMIA como Diretor Executivo. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

Conselho Fiscal

O Sr. Marcelo atuou no Grupo Safra de 1981 a 2008, quando exercia o cargo de Diretor de Planejamento e Controle e foi membro do Comitê Executivo do Banco J. Safra de 2003 a 2006.

O Sr. Edgard Massao Raffaelli é Administrador Público pela EAESP-FGV (1988). Iniciou a carreira como Trainee do Banco Safra S.A., onde trabalhou por mais de 20 anos nas áreas de controladoria (Assessoria de Planejamento e Controle, Controladoria Internacional e Planejamento e Gestão de Investimentos-Telecom) e de Governança Corporativa (Secretário do Comitê Executivo). Foi professor do departamento de finanças da FOC-FAEC (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Oswaldo Cruz) entre 2003 e 2007. É sócio fundador da Rio Branco Consultores Associados (2010).

É membro dos Conselhos Fiscais das seguintes Companhias: Rio Paranapanema Energia S.A. (titular), Construtora Adolpho Lindenberg S.A. (titular), Hypera Farma S.A. (suplente), Jalles Machado S.A. (suplente) e Whirlpool S.A. (suplente). Foi membro do Conselho Fiscal da Cosan S.A. (suplente), Equal Energia Participações S.A. (titular) e Indústria de Motores Anauger S.A. (titular).

Por fim, declara, para todos os fins de direito, que, nos últimos cinco anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo da CVM e suas penas ou qualquer condenação que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

O Sr. Fabio é economista formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU) em 2012, Sócio da Rio Branco Consultores Associados Ltda e da Refill Serviços Administrativos Ltda.

Pela Rio Branco Consultores Associados, desde 2012 atua nos serviços de assessoria econômico-financeira como consultor com experiência em Fusões e Aquisições, Análise de Viabilidade de Investimentos, Gestão e Governança, Assistência Judicial, Arbitral e Assessoria a Administradores Judiciais nos relatórios mensais de atividade e conferência na habilitação de créditos, notadamente nos setores de Investimentos Imobiliários, Construção Civil, Telecomunicação, Indústria de Trigo, Serviços Ambientais e Setor Energético.

O Sr. Fábio de Carvalho e Mello Curti declara, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo da CVM e suas penas ou qualquer condenação que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, o Sr. Fábio declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

O Sr. François Moreau é graduado em administração de empresas, com pós-graduações em Administração Avançada (City of London Polytechnic), Estratégia e Recursos Humanos (Stanford University), MBA pelo PDG/SDE. LL.M. em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo IBMEC Rio de Janeiro e Corporate Finance (Columbia University). Com mais de 35 anos de experiência no setor de óleo, gás e energia, tendo feito carreira no grupo Shell (1980 a 1997) inicialmente ocupando posições nas áreas comercial, energia (Billiton). Foi Gerente de Relações Governamentais e via Ação Empresarial atuou na elaboração e aprovação do marco legal e regulatório dos setores de óleo, gás e energia elétrica. Foi Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Gás, tendo participado nas negociações que levaram a associação com Enron nos gasoduto Bolívia - Brasil e termoelétrica de Cuiabá. Em 1997 liderou a aquisição da participação de 20% que o município de São Paulo detinha na Comgás, em antecipação a privatização. Na BG - British Gas (1997 - 2002) respondeu pelo desenvolvimento de novos negócios e assuntos corporativos. Liderou as negociações com o Governo de São Paulo na privatização da distribuição de gás, quando a BG adquiriu o controle da Comgás. Foi Diretor da Comgás na fase do take-over pós-privatização até a normalidade das operações. Em 2001 estruturou o 1º negócio privado de suprimento de gás natural, via acesso livre, após arbitragem pela ANP. Investidor com experiência em montagem e execução de estratégias de valorização de empresas. Robusta experiencia em Governança Corporativa, com mais de 20 anos, com atuação como membro independente em Conselhos Fiscal e de Administração. Foi membro do Conselho de Administração da TAESA (Transmissão Aliança de Energia Eletrica S.A. 20218 - 2021), Eternit (2017 - 2020), TPI - Triunfo Participações e Investimentos (2015 - 2017) e HRT (2013). Acionista ativo na Cia Energética de Brasília - CEB. O Sr. Moreau não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Luis é Membro da CEB - COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA. É Sócio da ARVI CONS. CONT. E FINANC. SS LTDA., atua como Diretor Administrativo e Financeiro em um Grupo de empresas de mídia digital out of home, e como Gerente Financeiro de uma empresa de sementes de soja. Atua como Perito Contador do Juízo no TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO.

Diretoria

O Sr. Márcio é Engenheiro, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1988, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e treinamentos na FDC e INSEAD. Possui larga experiência no setor elétrico, tendo trabalhado na CEMIG por mais de 30 anos, onde ocupou diversos cargos de liderança, entre eles de gerente de operação e manutenção de usinas hidrelétricas, superintendente de implantação e gestão operacional de subsidiárias integrais e empreendimentos em participação, diretor estatutário de subsidiárias integrais de geração e de conselheiro de administração da Holding Cemig. Participou da construção, montagem e comissionamento de usinas hidrelétricas e foi responsável pela operação e manutenção de diversos ativos de geração da CEMIG. Liderou vários projetos relacionados ao negócio geração e foi membro de diversos comitês da CEMIG, entre eles o de eficiência operacional e o de comercialização de energia. Atualmente ocupa a posição de diretor de operação e manutenção da Rio Paranapanema Energia, subsidiária da CTG Brasil. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais.

O Sr. Rodrigo é Diretor de Controladoria da CTG Brasil desde Março de 2016. Com mais de 20 anos de experiência na área de Controladoria, Rodrigo dedicou os últimos 17 anos antes de entrar na CTG Brasil ao Grupo Comolatti, onde passou por diversas posições na área financeira, sendo o seu último cargo no grupo o de Gerente de Controladoria. Graduado em Administração de Empresas, possui especialização em Controladoria pela FGV. Não possui condenação criminal ou condenação em processo administrativo da CVM, estando devidamente habilitado para a prática de suas respectivas atividades profissionais. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Giuliano é Engenheiro Mecânico com ênfase em Energia, mestre em Projetos e Materiais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP. Com mais de 15 anos de sólida experiência no setor de Geração de Energia Elétrica, atuou como Engenheiro Especialista Mecânico na antiga concessionária CESP, entre 2010 e 2016. Ingressou na CTG Brasil, onde ocupou os cargos de Coordenador de Manutenção, Coordenador de Engenharia de Manutenção e Gerente de Operação e Manutenção do polo Jupiá (UHEs Jupiá, Salto e Garibaldi). É integrante do grupo técnico de discussões sobre segurança da ABRAGE e, atualmente, exerce a função de Diretor de Segurança e Meio Ambiente na CTG Brasil, sendo responsável pelas 14 UHEs, um parque solar e um parque eólico da companhia. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

A Sra. Tatiana é Engenheira Civil, formada pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário FEI, com dois MBAs — um em Gestão Empresarial pela FGV e outro em Gestão de Riscos e Compliance pela Trevisan. Profissional com ampla experiência em diversas áreas, como qualidade, saúde, segurança, meio ambiente, recursos humanos, compliance, governança, desempenho e estratégia. Atuou por mais de 15 anos no setor de Construção de Infraestrutura em grandes projetos e há 7 anos no Setor Elétrico, nas áreas de Estratégia, Desempenho de Negócios e Recursos Humanos. Não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, a qualquer condenação criminal, ou à condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicáveis, ou, todavia, a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução da CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.